Desenhar 2021
Eu precisei de um tempo para escrever os planos para 2021. Não que fossem difíceis de serem identificados…não…é que eu estava exausta. Precisava parar, respirar, mudar o astral, recarregar energia para fazer melhor e mais bem feito sabe?
Pensei muito durante todo o ano passado e sabia que para 2021 minha meta seria desatar nós. Nós mesmo, aqueles que amarram, não deixam fluir…
Ouvi muitos alunos e colegas de profissão. As queixas são muitas, mas algumas se repetem com muita frequência. E nem são novidades, nem para mim nem para você. Mas eu continuo incomodada e querendo fazer cada vez mais para deixar fluir, crescer, desenvolver.
Bom , basicamente 3 queixas estão me incomodando mais. Vou focar nessas 3 nesse ano de 2021.
- Novos profissionais estão chegando sem prática no mercado. Prática de projeto executivo, prática de detalhamento, dia a dia de escritório, obra, vida real.
- Preços absurdos dos softwares
- Dificuldade de muitos escritórios em migrarem para o BIM.
Então vamos lá:
Em relação a primeira queixa, da falta de prática dos alunos e novos profissionais, a Desenhar agora, mais do que nunca, vai focar em cursos práticos, ou seja, mão na massa. Projeto executivo, projeto legal, detalhamento, gestão, empreendedorismo, marketing… FOCO TOTAL.
Para isso, você continua precisando aprender as ferramentas antes: cad, sketch, bim, render. Mas não adianta saber softwares se não souber o que fazer como eles. Sabe CAD e Sketch mas não sabe como fazer um projeto executivo, um projeto legal ou um projeto de detalhamento? Para a vida real, não adianta.
Queixa número 2: preço dos softwares. Essa está me engasgando há anos e eu venho pensando muito sobre isso. “Como comprar softwares se meu escritório está só começando?” “Como crescer meu escritório e equipe se vou precisar de vários computadores e softwares?”
Verdade gente…quem está entrando tem dificuldade de começar e quem está no mercado há muito tempo tem dificuldade de crescer. São muitos softwares e são caros.
Decidi me comprometer a experimentar outras opções de mercado e novas maneiras para tentar reduzir o número de softwares necessários. Vou explicar. Sabia que existem outros softwares do tipo CAD além do AutoCad? sim, existem e muuuuito mais baratos. Eu nunca usei, confesso. Já disse inúmeras vezes que sou uma apaixonada pelo AutoCAD. Há anos…
Mas me comprometo a experimentar outros. Vou avaliar pros, contras, vantagens, desvantagens, semelhanças e diferenças. Serei sincera na minha avaliação. A ideia é buscar alternativas mais viáveis financeiramente.
Por fim…essa queixa vem dos profissionais: sabe aquela dificuldade de migrar de vez seu escritório para o BIM? Recebo tanto essa queixa…treinar equipe, pegar prática enquanto o escritório não pode parar? A sensação é de trocar o pneu com o carro andando. É isso mesmo! Isso também está engasgado aqui… então prepare-se: vamos te ensinar a usar o SketchUp como BIM. É isso mesmo. O bom e velho sketchup que você ama e domina. Vamos te ensinar a configurar o seu modelo de acordo com o padrão IFC. IFC é um formato aberto, que virou padrão internacional para troca de modelos e conteúdos entre diferentes software BIM durante todas as fases de projeto, execução e gerenciamento. É possível? Sim! É possível.
Olha como tudo isso começa a fazer sentido…se começo a usar o sketch para fazer detalhamento usando o layout, se começo a configurar meu modelo como BIM para que eu consiga trabalhar de forma colaborativa simultâneamente e consiga gerar tabelas quantitativas, por exemplo, eu já não tenho aí um excelente custo benefício usando um único software.
“ ah mas sem CAD não fico…” ok…eu também não. Mas que tal experimentarmos outra opção de software CAD mais barato?
É isso…tem coisa que não cabe mais no mundo atual né?
Palavras para 2021:
-Economia
-Consciência
-Ética
Um excelente novo ciclo para todos nós.